terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dificuldades enfrentadas pelos profissionais do jornalismo

Dificuldades enfrentadas pelos jornalistas não são poucas




A atividade jornalística propicia a articulação de pensamento crítico, além de ser o meio mais eficiente de diálogo dentro da sociedade. Significa responsabilidade para tentar construir uma sociedade democrática dando voz a todos. Os trabalhadores dessa área da comunicação devem transmitir notícias objetivas, coesas; buscando sempre a imparcialidade dentro de suas matérias e profissão.
O jornalista tem que ter consciência que uma informação equivocada pode causar grandes estragos na vida de uma pessoa, família, empresa, enfim na sociedade. O jornalista não tem apenas o dever de escrever, narrar e criticar o fato ocorrido. Deve ter o propósito de implementar a cidadania. Com humildade e bom caráter o profissional que se diz, realmente, o jornalista consegue através de seu texto, ou qualquer outro meio de comunicação, abrir mentes, tornado-as críticas e reflexivas.
Para a aluna do curso de jornalismo Mariane Binoki não foi diferente, ciente de que poderá enfrentar situações perigosas e muitos obstáculos no caminho, uma vez que não permanecerá para sempre na frente de uma câmera, dentro de uma editora ou atuando como repórter. Irá para as ruas em busca de matérias, novas pautas ou pra cobertura de uma guerra. Podendo sofrer represálias psicologicamente e fisicamente. Muitas vezes entrará em conflito consigo próprio, com seus princípios. Mesmo conhecendo aos poucos as dificuldades que poderá aparecer em seu caminho, à estudante está disposta a adaptar o jornalismo a sua vida.
Mariane consciente que o piso salarial de um jornalista não é atrativo declara que “somente quem ama essa profissão deve seguir carreira”. Entretanto se o profissional se destaca dos demais, fazendo sempre o seu melhor, porém com “um diferencial”, seu valor é reconhecido e, assim, ser remunerado com a devida quantia que merece. A jovem que escolheu a profissão por ser muito comunicativa e também para conhecer e fortificar seus laços com os contatos sabe que toda a profissão tem seus prós e contras. Ser jornalista tem seu lado glamuroso, mas se confronta também com seus princípios. Além do estresse da correria, da hora exata para entregar as matérias, pautas e conseguir furos extraordinários.
Para a aluna Mariane ser jornalista, diante da tamanha complexidade do universo da Comunicação, é ter a capacidade de melhor organizar e selecionar a quantidade crescente da informação, defendendo o que há de mais essencial primado da verdade. Ser jornalista hoje é ser um profissional constantemente atualizado, preocupado com a questão da formação e da qualificação.
O jornalista deve ser ambicioso, ter idéias e não se deixar amedrontar por facínoras. Como você vê, caro leitor, ser um bom jornalista não é fácil, mas a tentativa vale a pena!



Nenhum comentário: