sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Falando em público

As vezes quem está apresentando pode se sentir intimidado pela platéia, mais uma causa das possíveis falhas que possam acontecer

Todos sabemos que todas as profissões tem seus pontos fortes e fracos, seus "pros" e contras.
Não sendo diferente, o jornalismo também já que muito envolve em torno dessa profissão.
Um aluno de joirnalismo, Rangel Jesuino tinha um problema, que toma conta de muitos. Esse problema era a fala em público, ele sempre tinha o receio de na determinada hora não conseguir falar, onde aquele vazio no recinto se intalava e todos olhando para ele cada um com um pensamento diferente e tentando prever quando é que ele conseguira pronunciar pelo menos duas palavras.
Bem ele sempre tinha esse receio, principalmente quando falar em público para uma platéia, mesmo que eles tivessem convivdo com ele por um bom tempo, a exposição poderia ser um desastre total para ele.
Mas com o passar do tempo ele vai percebendo que não parece ser tão difícil, já que todos conseguiam se expor, falar com calma clareza e ordenar as palavras e idéias, enquanto ele por todas as vezes deixava de lado essa oportunidade (poderia ter sido encarada desse jeito) de se especializar e cada vez treinar mais para que o dia em que ele não tivesse mais escolha e tivesse que fazer uma apresentação importante perante uma platéia, totalmente sozinho, chegasse.
Durante um período, em poucas determinadas vezes ele se expos, mas com um pórem, já que o que ele falava no momento não tinha tanto nexo, falava aquilo que vinha a cabeça, o que rendeu algumas "pérolas" digamos assim, que serão relembradas daqui há alguns anos por ele mesmo.
Eis que subtamente chega o teste final, a apresentação do tcc, a primeira banca de junho onde muito de seu futuro seria decidido. Quando mais se aproxima a hora mais o sentimentos vão a flor da pele, e as dúvidas começam a pairar sobre a sua cabeça, pensando no que poderia sair de errado ou mesmo se ele conseguiria fazer algo certo.
Agora a hora chega tudo que está dito está feito, mas mesmo falando sobre algo que ele mesmo tratou durante meses, a ansiedade toma conta. Mas derrepente ele mesmo se surpreende quando percebe que está conseguindo se expressar a compartilhar a suas idéias e quando ve rapidamente já tinha acabado, e tudo havia corrido bem apens com momento de lapso.
Mas depois disso o trabalho dele por alguns motivos não pode ter uma continuidade, mas isso com certeza para ele valeu como uma boa experiência e definitivamente ele se sente pronto uma apresentação em público.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Rangel, legal vc ter sido bastante franco mostrando um problema de comunicação. Lamento o fato de teres deixado passar o tempo para atacá-lo diretamente. Sugiro sempre falar com especialistas e os professores são um início.
Seu texto parece mostrar ainda um pouco desse bloqueio, pois notei, entre outras coisas, uma ausência de revisão. Faça isso, para sua imagem ficar melhor entre os colegas!
abs
\\\\\\\\\\
@_@
~~~~