segunda-feira, 29 de junho de 2009

Podcasting, tecnologia inovadora.


O termo podcasting apareceu pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2004 num artigo do jornalista Bem Hammersley, no jornal britânico The Guardian. Podcasting tem como significado uma junção de iPod, marca de aparelho digital da Apple e broadcasting, transmissão de rádio ou tevê . No Brasil o primeiro podcasting surgiu em 24 de outubro de 2004, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros.
Poscanting é um método de distribuição de conteúdo digital multimídia pela internet(radio,tv,foto)que virou mania mundial.Devido sua tecnologia inovadora, os programas são atualizados automaticamente.
É de graça, fácil de usar, portátil e o melhor, está sempre a disposição, não há limite de horário, local e nem tempo de duração.Você tem um hobby? Toca em uma banda? Tem um negócio? Tem uma opinião que gostaria que fosse ouvida por mais pessoas? As possibilidades são ilimitadas.O podcasting além de trazer programas, entretenimento e muito mais, também oferece a você uma poderosa forma de mostrar toda sua criatividade com gravação de voz, expressando idéias, musicas, pensamentos enfim o que você quiser criar.Você também pode criar seu próprio talk-show. Ser reconhecido como um “expert” em seu mercado. Construir uma lista de consumidores ou fãs. E para tudo isso, você não precisa ser um profissional do rádio ou da música para levar seu conteúdo às massas basta ter um iPod da Apple.
O podcasting tem conquistado espaço em diversos paises, e no Brasil não é diferente, esse sucesso deve-se ao custo, pois é o canal de distribuição de mídia eletrônica mais barato disponível no mercado.Ele já faz parte e é visto como uma obrigatoriedade nos variados meios de comunicação com profissionais das áreas de jornalismo e publicidade. Sua tecnologia inovadora permite até mesmo que Universidades como UC Berkeley e Stanford (ambas nos EUA) ofereçam cursos completos via podcasting. Atualmente ele segue com grande numero de audiência, e esse numero dendê a aumentar e ficar no mercado por um tempo indeterminado. O podcasting pode contar com um futuro próspero.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ahmadinejad X Twitter


Desde a reeleição do conservador presidente Mahmoud Ahmadinejad no Irã, diversos protestos têm sido organizados por militantes da oposição.

A revolta dos envolvidos nos protestos seria devido ao fato de alegarem que houve manipulação na contagem dos votos. Os militantes, que apóiam o candidato derrotado Mir Houssein Moussavi, protestam exigindo a recontagem dos votos.

Diante da mobilização dos militantes e do interesse de toda imprensa mundial na cobertura dos protestos, Ahmadinejad decidiu proibir o trabalho da imprensa nos protestos.

Apenas imagens que retratam a comemoração dos que apóiam a vitória de Mahmoud Ahmadinejad tem sido divulgadas.

O mais surpreendente é que, desta vez, a população reprimida não se deixou abater. A internet virou grande aliada dos que pedem a recontagem dos votos.

Além da hospedagem de vídeos feitos com câmeras amadoras e celulares dos próprios militantes, o twitter se tornou uma das armas mais fortes da oposição contra a repressão e violência.

Usuários postam em tempo real todo tipo de acontecimento envolvendo o drama doa Iranianos que desejam que Ahmadinejad saia do poder.

O Conselho de Guardiães da Revolução Islâmica anunciou que vai pedir recontagem parcial dos votos, mas a possibilidade de anulação das eleições está descartada.

Enquanto isso, os oposicionistas enfrentam a resistência do Governo e problemas como a baixa velocidade na conexão da internet para se manterem firmes em seu propósito e buscarem cada vez mais apoio pelo mundo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

"A arte de comunicar através da infografia"



Algo que sempre há de admirar a todas as pessoas do mundo, seja o gosto que tiverem, serão os desenhos. A arte de colocar no papel algo diferente das palavras, ou ainda junto com elas, enriquece o contexto de que se fala de uma forma diferente e inovadora de todas as que existem.
A infografia entra neste quesito. Se desenhar no papel já é uma dificuldade – para aqueles que não tem o dom – faz uma idéia passar isso nas telas de um computador. É este o trabalho de um infografista – o “gênio” que explica e explicita de uma forma mais clara e dinâmica o trabalho exposto, seja ele na imprensa escrita, na web e até mesmo na televisiva.
A área da comunicação, principalmente o jornalismo digital (que também está dando seus passos), utiliza-se dessa arte como uma forma de chamar mais a atenção das pessoas que utilizam a internet como meio de comunicação e informação.
Os infográficos, no caso, os desenhos, invadem cada vez mais a home page dos sites. Um bom exemplo são os blogs, que tem como possibilidade virar o novo meio de comunicação no futuro, se já não o é. A cada dia que passa, pessoas aderem a este este “diário virtual”.
Há quem use o blog realmente como um diário particular – e cabe aqui dizer que não há mal nenhum em fazer isso. Porém, como é bom entrar em um blog de discussões sobre a sociedade, suas vertentes e problemas. Postar e observar comentários, perceber que as diferenças são importantes para transformar o mundo.
Um exemplo de blog informativo e destinado à infografia é o de Glauco Lara - http://glaucolara.arteblog.com.br/ . No início deste mês, Glauco postou diversos infográficos explicando uma possível solução para a queda do avião da companhia Air France. Seu blog contém especialmente os gráficos que ele e seu colega, Rubens Paiva, fazem para jornais ou sites. Outro site de discussão sobre infografia é o de André Deak – http://www.andredeak.com.br/, que traduz uma entrevista com Javier Errea sobre “a infografia salvará o jornalismo?”, uma boa pedida para aqueles que amam a arte de escrever em harmonia com o desenhar.
O “Infografistas” (em espanhol) - http://infografistas.blogspot.com/ e o “Infografando” - http://blogs.publico.pt/infografando/ são outros dois blogs que tratam do assunto de maneira simples, mas detalhista, sobre o trabalho dos artistas dessa área. Ainda há o “Infografia”, de Daniel Roda, que vale da pena dar um conferida.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Foto Jornalismo

A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] (luz), e γραφις [grafis] (estilo, pincel) ou γραφη grafê e significa desenhar com luz. É a criação ou reprodução das imagens por meio de uma exposição luminosa, a primeira fotografia reconhecida como tal, é do ano de 1826 do francês Joseph Nicéphore Niépce , e que ao redor dos anos foi sendo aprimorada por diversas pessoas.


A Fotografia é muito importante para o jornalismo, pois, é a transmissão das imagens sem a necessidade do texto, mas, para isso ocorrer a foto deve ter nitidez, clareza e beleza, para que se tenha um facil entendimento da imagem transmitida.
Claro que a fotografia não substitui totalmente o texto jornalistico, ou seja, um é o complemento do outro, mas, uma boa fotografia não precisaria de muitas explicações. Como diria um texto publicitário: "uma imagem vale mais do que mil palavras".
Entretanto, isso depende do ponto de vista do fotógrafo, do chamado "olhar fotográfico".
O profissinal pode passar a informação de diversas maneiras, apenas mudando o ângulo, enquadramento, perspectiva, iluminação, movimento, disposição da foto, ou seja, ocorrendo diversas formas de entender e intrepretar a mesma imagem.
Assim, pode influenciar ou não o leitor , com essas mudanças de "foco" na reportagem. Isso, vai depender da "bagagem cultural" adquirida pelas pessoas ao redor dos anos, quanto mais conhecimento ela tiver, menor será a chance de ser influenciada.
Com isso, o Fotojornalismo é mesmo indispensável nos dias atuais, para auxiliar um bom texto e não substituilo, ou seja, tanto o texto e a foto se complementam e um complementa o outro, fazendo o Fotojornalismo.

Youtube se torna ferramenta para o jornalismo



Uma das ferramentas mais usadas pelos internautas nos dias de hoje, o Youtube, começa a se tornar a ferramenta chave para jornalistas da web, tanto no que se refere à obtenção de pautas sobre o mundo virtual, e real, quanto para conteúdo de apoio em outras mídias.

Já não é incomum ver sites que colocam links de vídeos do youtube para complementar suas matérias jornalísticas, como entrevistas ou conteúdos exclusivos, até mesmo blocos em programas humorísticos na televisão começaram a utilizar deste meio. O siteJornalismo Digital publicou uma pequena nota falando da grande novidade no portal de vídeos online. O canal Citizen News, foi criado em fevereiro de 2008 e tem como foco o jornalismo participativo, mas vem ganhando espaço por jornalistas que desenvolvem suas matérias na web.

A utilização deste portal por jornalistas se tornou tão comum que ganhou no ano passado um projeto chamado Project: Report,um concurso que procura incentivar a criatividade de estudantes de jornalismo a fazerem uma reportagem, contar uma história, que a mídia convencional não tenha acesso.

Até mesmo outros eventos utilizam do youtube para divulgar seus vencedores, um exemplo foi o 14º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo que publicou o vencedor na categoria estudante as imagens tanto no site do Flickr como no youtube.

Navegando nas redes sociais




As redes sociais nos meios vituais é uma opção que vem aumentando cada dia mais. Começou com uma alternativa para pessoas timidas, que não conseguiam relacionar com outras pessoas, e com o advento da internet e sites focados nesse estereotipo de cliente. Um deles é pioneiro nesse nicho virtual, o bate-papo da UOL , que muitos internautas utilizam para relacionar-se com outras pessoas.
Durante essa evolução virtual surgiram grupos, ou seja, redes sociais que estabelece vinculos de amizade, ideologias, etnias, enfim interesses comuns de pessoas que talvez jamais venha ter contato pessoal.
Nos dias de hoje existem muitas opções, o mais utilizado por nós brasileiros é ainda Orkut com mais de 56 milhões de usuários. Mas um dos mais usados no mundo é o Myspace. Porém a grande sensação atualmente é o Twitter, que é uma rede social com ferramentas diferenciadas das demais.
Portanto o ambiente virtual com suas comunidades possibilita aos internautas não tão somente aumentar suas lista de contatos, mas utilizar a rede a qual esta associado em fonte de conhecimento, discussão e aprendizado.






Redações Integradas
Experiências positivas e negativas
Hoje é muito comum jornalistas e comunicadores se depararam numa redação. Todos os jornalistas do veículo criarão conteúdos para ambas edições, rádio, TV, web. Sendo assim, a web será muito dinâmica e extremamente interativa. É o primeiro registro, pelo que pesquiso, de uma redação “multiplataforma”. Com isso, os veículos de comunicação conseguem reduzir gastos, despesas e a interação foi a solução, a idéia, não é podar, reciclar a informação, mas unir, agregar, compartilhar, dividir todos os conhecimentos de níveis jornalísticos que vem crescendo e evoluindo a cada momento. Sendo assim, a produção pelo produto, se torna intensa e os jornalistas produzem melhor neste clima de união e interatividade. Os meios de comunicação, estão recebendo esta nova adaptação de mercado também, como forma positiva e benéfica, que mistura os discursos e permite total sobrevivência de alguns suportes e ferramentas de comunicação.
Isso aproxima a idéia para a produção de pautas e conteúdo, além de proporcionar maior lucratividade para a empresa e a construção de uma nova marca, uma nova maneira de ver jornalismo.
Uma vez que favorece aos meios e interatividade, alguns funcionários também sofreram com mudanças, houveram grandes cortes nesta situação.
Novos modelos de negócios, foram revistos, repensados, visando a sobrevivência de um novo jornalismo
Todo esse registro de prejuízo, somando a oferta publicitárias baixa, produzem reformulações, e a única alternativa foi realmente uma integração.

Blogs no Open source



Pensando no tema jornalismo open source e considerando que compartilhamos aqui de informações em um blog, podemos direcionar o foco desse tema para os blogs, afinal, por mais que muitos deles não estejam diretamente ligados às agencias de notícias ou veículos de comunicação, por diversas vezes blogs serviram de fonte para que emissoras do mundo inteiro obtivessem e divulgassem informações.
Com a inclusão digital a cada dia mais pessoas têm acesso à rede e, com isso, a disseminação de informação a respeito de diversos temas cresce exponencialmente, mas mais que isso, cresce também o interesse da grande mídia em blogs e fóruns de discussão visando pautas e até mesmo informações para serem acrescentadas em matérias.
Para exemplificar o direcionamento dado à este tema convém citar o caso de uma jovem durante uma das catástrofes mais marcantes no mundo. Em dezembro de 2004, quando uma tsunami atingiu a Ásia, não havia como repórteres de outros países chegarem ao local dos fatos devido à devastação da área, por essa razão a ferramenta para obtenção de informação mais procurada por jornalistas foi o blog de uma garota que vivenciava diariamente o drama dos cidadãos atingidos pelos reflexos da tsunami.
Apesar de não carregar o conceito da essência do open source, que consiste na procura de cidadãos comuns por mídias que abram espaço para que os mesmos publiquem suas matérias, pode-se dizer que em casos raros, como o citado, cidadãos comuns viram fontes de informação e seus materiais viram importantes ferramentas para que informações importantes sejam divulgadas em grandes veículos.
Para tanto, é de extrema importância que se valor à cada informação colocada em blogs ou mesmo temas que são postados, pois eles podem ser procurados por grandes mídias.

TecToy lança console para países em desenvolvimento




A empresa Tectoy lançou um console inédito no mundo, que possui um conceito revolucionário. Para quem conhece o trabalho da empresa nos últimos anos, pode até pensar que se trata apenas de mais uma variação dos consoles Master System ou MegaDrive, mas desta vez a novidade realmente vai dar o que falar.
Em parceria com a Qualcomm (empresa norte-americana da área de telecomunicação wireless), a novidade é o console Zeebo, que traz uma coisa nova: a inclusão de um modem de telefonia celular 3G dentro do aparelho, possibilitando que o videogame se conecte sozinho à uma rede sem-fio chamada ZeeboNet 3G, basta estar conectado na tomada e estar em uma área que tenha cobertura do sinal da telefonia celular.


O console não traz entrada para cartuchos ou outra mídia externa como CDs ou DVDs, os jogos são transferidos para a memória do Zeebo pela rede de telefonia celular, de forma transparente para o jogador, que irá ligar o aparelho e escolher entre jogar ou baixar novos jogos. Trata-se de um conceito totalmente inovador nesse tipo de mercado, e foco da Tectoy é a classe média e os países em desenvolvimento. O "BRIC", sigla que define os 4 países com crescimento mais significativo e de maior expansão da atualidade: Brasil, Russia, India e China. O Brasil será o primeiro país a receber o Zeebo, que inclusive será fabricado totalmente dentro do país, pelo pólo industrial da Tectoy em Manaus, com a chance de expansão para outros mercados emergentes no mundo.


O Zeebo não veio para "brigar" diretamente com os consoles da nova geração, como Xbox 360 e PlayStation 3, mas, para oferecer uma alternativa viável para os consumidores que ainda não podem comprar, uma vez que esse videogames custam entre R$800 e R$1800 e hoje acabam comprando um PlayStation 2 desbloqueado para rodar jogos piratas, por falta de outra oportunidade. Com um preço estimado para o mercado de R$ 599 e disponível em grandes lojas de varejo, com opções de facilidade no pagamento, a Tectoy espera chegar até este público, oferecendo jogos originais, que serão comprados com preço médio de R$ 20. Todos os games serão em português e o Zeebo é a prova de pirataria, já que a única forma de transferir os games é pela rede ZeeboNet 3G.


Para comprar os games, os usuários devem adquirir créditos em sua conta (chamados Z-Credits), que poderão ser recarregados de diversas formas como cartão de crédito, boleto bancário, crédito em conta corrente ou cartão pré-pago, que poderão ser adquiridos em estabelecimentos comerciais. A idéia é trabalhar com editores conhecidas mundialmente, como Sega, Capcom e Namco.

Notícias sobre anorexia depreciam a moda

“Moda e jornalismo” é um assunto crescente e que tem conquistado o mercado, mas, o que vemos atualmente, são diversas reportagens, matérias e até mesmo artigos, contendo críticas jornalísticas ao glamouroso mundo da moda. Citando como exemplo, o tratamento às modelos, afirmado por profissionais como errôneo; com cobranças e exigências, que as levam a desenvolverem graves problemas de distúrbios alimentares, como é o caso da conhecida anorexia.

Existem seminários de jornalismo de moda, organizados por diversos segmentos da moda, assim como acontece em todos os diferentes gêneros do jornalismo. Este tipo de evento, discute, entre outros, o atual cenário do jornalismo de moda na mídia. Como podemos ler no Blog da Revista Galileu, a moda tem sido questionada como “anorexia ou arte”, e o que seria considerado um ensaio fotográfico diferenciado e que mereceria destaque, tornou-se motivo de repercussão negativa e indignação por parte da mídia e do público.

A moda perdeu seu prestígio e, hoje, ocupa diversas mídias com seu lado negativo. Um mundo que até então era considerado glamouroso e exibia as mais lindas mulheres, hoje, em matérias de famosos portais, como o da Globo.com , prova que esta realidade mudou e perdeu o prestígio que conquistou. Através de notícias, como o polêmico caso da miss Austrália que ocupou lugar na mídia, em abril deste ano, e teve repercussão mundial, entendemos que a discussão é real.

Este foi um entre muitos casos em que a própria mídia levantou questões e fez os grandes pólos e amantes da moda refletirem sobre o caso. Fica a cada notícia, mais explícita a magreza excessiva das modelos e o grande erro da moda em criar padrões e exigências, envolvendo até mesmo homens, considerados através das décadas menos vaidosos que as mulheres. Algo que deve ser repensado para que a moda retome as manchetes de diversas mídias como um "mundo belo e autêntico".


Palavras-chave: moda, jornalismo e anorexia.

Narrativas interativas dos games






“A onipresença da nova tecnologia da informação e da aplicação da inteligência artificial a todas as coordenadas da vida social produzirão estruturas de pensamento e formas de expressão inteiramente compatíveis com os impulsos para uma nova ordem que observamos nos esforços pós-modernos e pós-estruturalistas”



Roy Ascott








Com o passar dos últimos tempos, os games se apropriaram de diversos conceitos que não eram especificos do cinema, a tecnologia tomou lugar na área da informática.


No ambiente dos games, apesar de muitas vezes haver um objetivo único,
estabelecido pelo programador/idealizador do jogo, cada usuário construirá seu próprio
percurso narrativo, que será diferente do percurso dos outros. E o mais interessante
nestes jogos, especialmente aqueles baseados nos mundos virtuais, está na exploração
desse mundo, ao máximo possível.
O personagem tem a seu dispor um vasto mundo a ser explorado, podendo se deslocar livremente naquele espaço virtual, não estando preso a um direcionamento programado pelo idealizador do game.

Pensar a interatividade não é tarefa recente, tampouco exclusiva daqueles
que se utilizam do computador como meio produtor de interface, a novidade
instaurada pela interatividade é que ela vem facilitar e expandir
estas possibilidades permutacionais, através de seus bancos de dados e
altas velocidades de processamento de informações, levando o usuário a crer que
está interagindo com um mecanismo vivo e auto-pensante e que as respostas emitidas
por este nasceram naquele exato instante, o da interação homem-máquina.

Portanto só depende de nó explorar esse meio tão interativo e fazer com que a cada dia possa haver um aumento dessas narrativas.













MUDANÇAS NA FORMAÇÃO DE JORNALISTAS E CURSO

Campanha da Fenaj para valorizar a profissão


O jornalismo atravessa um tempo de transformações. Uma grande transformação decorre do aproveitamento jornalístico da internet como meio de difusão desde o início do século passado. O processo de formação de jornalistas e cientistas para a divulgação da ciência tem sido objeto de vários papers. Problemas de precisão na informação, ausência de rigor na linguagem e dificuldades no relacionamento entre jornalistas e cientistas são alguns dos aspectos mais abordados. Não são poucos, porém, os estudos que apontam a necessidade de um trabalho em regime de parceria.
A reflexão que se pretende desenvolver no âmbito desta comunicação parte de um pressuposto e de uma inquietação: importa saber até que ponto os paradigmas de ensino e formação em jornalismo que temos tomado por referência têm capacidade de integrar as mudanças que têm ocorrido no campo jornalístico. Da nossa perspectiva, responder a esta questão implica, entre outras iniciativas, a realização de um debate alargado, centrado na discussão daquilo que deve ser ensinado aos estudantes de
jornalismo e porquê.
Fernando Haddad, o ministro da educação criou uma comissão para discutir as diretrizes curriculares dos cursos de comunicação social, em especial o de jornalismo, da mesma forma que o
MEC já fez com outros cursos de graduações. Entre os possíveis assuntos que foram debatidos pela comissão está a possibilidade de criar cursos de especialização em jornalismo para que formados em outras áreas também possam exercer a profissão em menos tempo possível para alunos que já são graduados em qualquer outro curso.
A reunião teve como público alvo membros da comunidade acadêmica, como professores e pesquisadores da área jornalística, que apresentaram sugestões à comissão criada pelo ministério para rever as diretrizes curriculares das graduações em jornalismo.
Para Sérgio Murillo Andrade presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (
Fenaj), acha inoportuno o debate,sendo que o Supremo Tribunal Federal(STF) deve julgar ação que regulamenta a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Pois não adianta discutir essas possibilidades se a mesma só pode ser mudada pelo Congresso Nacional.
Esta só desvaloriza a profissão e é desrespeitosa por não ter ouvido a opinião das entidades representativas do setor. Isto é um olhar de quem desconhece a realidade do mercado, os salários, as condições de trabalho.

TV via internet enfrenta desafios


TV na web exige alta velocidade
Apesar de ainda ser um meio de comunicação novo, o serviço de televisão transmitida em banda larga via internet (IPTV) está aos poucos conquistando adeptos em todo o mundo. As vantagens são muitas, poder escolher o que deseja assistir na hora em que julgar mais adequada e quantas vezes quiser e ainda interagir, dando opinião, participando de votações e inquéritos online, é com certeza, uns dos principais atrativos para aqueles que aderiram a esta nova forma de ver TV. No entanto, como todo meio de comunicação que está em fase de evolução, este também, enfrenta desafios.
Para uma boa parcela da sociedade poder ver TV via internet é algo ainda um pouco distante, devido aos altos custos com equipamentos. Para assistir a programação com o mínimo de qualidade é preciso investir um pouco na configuração do computador, principalmente no que diz respeito à memória, placa de vídeo, processador e conexão com a internet, já que a quantidade de megabytes consumidos durante as transmissões de programas e para fazer downloads e uploads é consideravelmente elevada, além do que, a veiculação de programações muito pesadas ou em alta resolução é lenta e sobrecarrega a rede. Fábio R. Machado Jordão diz, “Para poder utilizar a IPTV será necessário uma conexão banda larga de alta velocidade”. Por tanto, não tem como pensar em TV via internet sem pensar na questão da "largura de banda", uma vez que, para acessar os conteúdos é preciso estar online.
John Fuller resalta em seu artigo “a TV via Internet é relativamente nova. Existem diversas formas de obtê-la, e a qualidade, o conteúdo e os custos podem variar muito”. Não podemos comparar a qualidade da disponibilização de imagem e áudio dos aparelhos de TV convencionais, que são transmitidos em trinta quadros por segundo, com os oferecidos pela TV via internet na qual a imagem é transmitida em 10 ou 15 quadros por segundo, em tela reduzida, com baixa resolução na imagem e tendo somente o áudio em tempo real.
Mas, em pouco tempo essa realidade pode mudar, a qualidade apesar de ainda fraca, têm crescido através de investimentos, e espera-se em breve alcançar os mesmos níveis da TV convencional. Além do que, as vantagens oferecidas por esse novo meio de comunicação supera as desvantagens e os programas feitos para serem transmitidos pela internet começam a ganhar cada vez mais espaço e um público cada vez mais exigente.

Cada vez mais Twitter

Cada vez mais a tecnologia, principalmente na área da informática, vem gerando uma grande avalanche de notícias no qual a maioria dos internautas, sites de notícias e portais buscam utilizar tais novidades para noticiar rapidamente e em maior quantidade.

E um dos fatores que tem influenciado nessa avalanche é o Twitter que é uma rede social onde os usuários postam mensagens utilizando no máximo 140 caracteres, buscando responder “o que você está fazendo agora?”, mas para mim, não é somente esta pergunta, e sim o que está acontecendo agora?
Com a popularização do Twitter as notícias tornaram-se vias de duas mãos, pois estão sendo noticiadas por usuários comuns que estão presenciando o acontecimento e depois as notícias chegam às redações e existem os usuários da rede social que utilizam o serviço para acompanhar as notícias.
Os usuários não estão só postando mensagens no site, eles estão enviando (SMS) através do celular, estão integrando o serviço à rede social, trocando imagens, divulgando seus blogs e até mesmo utilizando como serviço de busca e já deixa outro gigante da internet em clima de sentinela.
Será que logo outros como Messenger, Orkut farão a mesma coisa

terça-feira, 2 de junho de 2009

Novas ferramentas da web: Twitter é utilizado até pela polícia americana

Twitter é a nova ferramenta mais utilizada pelos brasileiros


Todos os dias são lançadas novas ferramentas na Internet. Com a mesma velocidade com que são disponibilizadas, algumas delas acabam caindo em ostracismo, como o Plurk. Tipo de bate papo organizado por linhas de tempo, foi descrito como microblogging, mas com esse “rótulo”, o Twitter ganhou espaço no mercado por ser mais prático, usual e bonito.

Hoje mais de 17 milhões de usuários por mês já usam a ferramenta, incluindo celebridades da música, esportes e cinema. Jornalistas brasileiros e estrangeiros fazem do Twitter um meio de se relacionar com leitores e ouvintes, como Vagner Vilaron e Lédio Carmona, repórteres da Sportv. Aliás, a própria emissora mantém diversos “microbloggings”, para vários de seus programas.

Nos Estados Unidos, até a Polícia de Milwaukee mantém um perfil no site, os policiais da cidade utilizam o site que se transforma em rede social para avisar a população sobre crimes, dar dicas de como evitar assaltos e informar sobre o trânsito e operações das autoridades na cidade. Uma das vantagens do Twitter é que as mensagens são enviadas imediatamente, e podem ser lidas em computadores ou dispositivos portáteis.

Realidade Virtual é mesmo real?

realidade virtual nova ferramenta


Há alguns anos atrás a realidade virtual não passava de tema para filmes de ficção cientifica. Pessoas em salas enormes, com capacetes desajeitados e fios presos a gigantes computadores, imagens toscamente feitas e reproduzidas.
A realidade virtual ou mesmo RV para os mais íntimos é uma importante realidade desde meados da década de 70, Myron Krueger já utilizava frases com o termo realidade artificial em seus estudos de combinação de computadores e sistemas de vídeo. Mas realidade virtual como conhecemos tevei início com Jaron Lanier para a indústria de simuladores multi-usuários em ambiente compartilhado na década de 1980.
Existem varias definições para a Realidade Virtual:
-Interface homem-computador que simula um ambiente real e permite aos participantes interagirem com o mesmo.
-Forma mais avançada de interface do usuário com o computador.
-Interface que simula um ambiente real e permite aos participantes interagir com o mesmo, permitindo as pessoas visualizar e manipular representações extremamente complexas.
-É o uso de computadores e interfaces com o usuário para criar o efeito de mundos tridimensionais que incluem objetos interativos com uma forte sensação de presença tridimensional.
-É uma técnica avançada de interface que permite ao usuário realizar imersão, navegação e interação em um ambiente sintético 3D gerado por computador, utilizando canais multi-sensorais.
Todas as definições caem em um mesmo assunto e com características semelhantes mas uma complementando a outra.
É possível e muito provável que em alguns anos estejamos utilizando todas as vantagens da Realidade Virtual em nossas vidas particulares e mesmo em nosso trabalho, podendo assim romper mais um limite e dessa vez o limite da realidade.



Usabilidade na web: simples, rápida e direta.

Usabiliade: eficiência, rapidez e simplicidade na web.


A facilidade com que os usuários da web encontram ao navegar em um site ou em um blog, usar uma nova ferramenta ou um novo software é denominada como usabilidade. E não é somente na web que encontramos a usabilidade, mas também no nosso dia-a-dia, através da realização de uma tarefa em que se encontra a eficiência e rapidez em manipular algo. Como, por exemplo, ligar uma televisão usando o controle remoto.

Hoje ter a usabilidade na web, tanto em um portal ou em uma página pessoal, é essencial para a sobrevivência de ambos. Ter uma página rápida, confiável, simples e direta torna-se um diferencial entre outros. Com isso o usuário pode encontrar as informações, produtos e serviços de tal maneira que atinja seus objetivos com eficiência e satisfação.

A usabilidade ajuda o usuário ter comodidade ao tentar atingir sua meta na web por ser objetivo, eficaz e direto. Desta forma quanto mais simples for a navegação do site, blog, software entre outros, mais acessível será para o usuário.

Portanto a usabilidade é a relação que é estabelecida entre a web e os seus usuários. Na medida em que for eficiente, simples e fácil a navegação, maior a possibilidade de encontrar as informações e alcançar seus objetivos de maneira segura e rápida.