quarta-feira, 3 de junho de 2009

Foto Jornalismo

A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] (luz), e γραφις [grafis] (estilo, pincel) ou γραφη grafê e significa desenhar com luz. É a criação ou reprodução das imagens por meio de uma exposição luminosa, a primeira fotografia reconhecida como tal, é do ano de 1826 do francês Joseph Nicéphore Niépce , e que ao redor dos anos foi sendo aprimorada por diversas pessoas.


A Fotografia é muito importante para o jornalismo, pois, é a transmissão das imagens sem a necessidade do texto, mas, para isso ocorrer a foto deve ter nitidez, clareza e beleza, para que se tenha um facil entendimento da imagem transmitida.
Claro que a fotografia não substitui totalmente o texto jornalistico, ou seja, um é o complemento do outro, mas, uma boa fotografia não precisaria de muitas explicações. Como diria um texto publicitário: "uma imagem vale mais do que mil palavras".
Entretanto, isso depende do ponto de vista do fotógrafo, do chamado "olhar fotográfico".
O profissinal pode passar a informação de diversas maneiras, apenas mudando o ângulo, enquadramento, perspectiva, iluminação, movimento, disposição da foto, ou seja, ocorrendo diversas formas de entender e intrepretar a mesma imagem.
Assim, pode influenciar ou não o leitor , com essas mudanças de "foco" na reportagem. Isso, vai depender da "bagagem cultural" adquirida pelas pessoas ao redor dos anos, quanto mais conhecimento ela tiver, menor será a chance de ser influenciada.
Com isso, o Fotojornalismo é mesmo indispensável nos dias atuais, para auxiliar um bom texto e não substituilo, ou seja, tanto o texto e a foto se complementam e um complementa o outro, fazendo o Fotojornalismo.

Nenhum comentário: