quarta-feira, 3 de junho de 2009




Redações Integradas
Experiências positivas e negativas
Hoje é muito comum jornalistas e comunicadores se depararam numa redação. Todos os jornalistas do veículo criarão conteúdos para ambas edições, rádio, TV, web. Sendo assim, a web será muito dinâmica e extremamente interativa. É o primeiro registro, pelo que pesquiso, de uma redação “multiplataforma”. Com isso, os veículos de comunicação conseguem reduzir gastos, despesas e a interação foi a solução, a idéia, não é podar, reciclar a informação, mas unir, agregar, compartilhar, dividir todos os conhecimentos de níveis jornalísticos que vem crescendo e evoluindo a cada momento. Sendo assim, a produção pelo produto, se torna intensa e os jornalistas produzem melhor neste clima de união e interatividade. Os meios de comunicação, estão recebendo esta nova adaptação de mercado também, como forma positiva e benéfica, que mistura os discursos e permite total sobrevivência de alguns suportes e ferramentas de comunicação.
Isso aproxima a idéia para a produção de pautas e conteúdo, além de proporcionar maior lucratividade para a empresa e a construção de uma nova marca, uma nova maneira de ver jornalismo.
Uma vez que favorece aos meios e interatividade, alguns funcionários também sofreram com mudanças, houveram grandes cortes nesta situação.
Novos modelos de negócios, foram revistos, repensados, visando a sobrevivência de um novo jornalismo
Todo esse registro de prejuízo, somando a oferta publicitárias baixa, produzem reformulações, e a única alternativa foi realmente uma integração.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Fernanda, muito bom seu texto, mas senti a falta de título, legenda e links!
wpa