quarta-feira, 3 de junho de 2009

Notícias sobre anorexia depreciam a moda

“Moda e jornalismo” é um assunto crescente e que tem conquistado o mercado, mas, o que vemos atualmente, são diversas reportagens, matérias e até mesmo artigos, contendo críticas jornalísticas ao glamouroso mundo da moda. Citando como exemplo, o tratamento às modelos, afirmado por profissionais como errôneo; com cobranças e exigências, que as levam a desenvolverem graves problemas de distúrbios alimentares, como é o caso da conhecida anorexia.

Existem seminários de jornalismo de moda, organizados por diversos segmentos da moda, assim como acontece em todos os diferentes gêneros do jornalismo. Este tipo de evento, discute, entre outros, o atual cenário do jornalismo de moda na mídia. Como podemos ler no Blog da Revista Galileu, a moda tem sido questionada como “anorexia ou arte”, e o que seria considerado um ensaio fotográfico diferenciado e que mereceria destaque, tornou-se motivo de repercussão negativa e indignação por parte da mídia e do público.

A moda perdeu seu prestígio e, hoje, ocupa diversas mídias com seu lado negativo. Um mundo que até então era considerado glamouroso e exibia as mais lindas mulheres, hoje, em matérias de famosos portais, como o da Globo.com , prova que esta realidade mudou e perdeu o prestígio que conquistou. Através de notícias, como o polêmico caso da miss Austrália que ocupou lugar na mídia, em abril deste ano, e teve repercussão mundial, entendemos que a discussão é real.

Este foi um entre muitos casos em que a própria mídia levantou questões e fez os grandes pólos e amantes da moda refletirem sobre o caso. Fica a cada notícia, mais explícita a magreza excessiva das modelos e o grande erro da moda em criar padrões e exigências, envolvendo até mesmo homens, considerados através das décadas menos vaidosos que as mulheres. Algo que deve ser repensado para que a moda retome as manchetes de diversas mídias como um "mundo belo e autêntico".


Palavras-chave: moda, jornalismo e anorexia.

Nenhum comentário: