quarta-feira, 3 de junho de 2009

TV via internet enfrenta desafios


TV na web exige alta velocidade
Apesar de ainda ser um meio de comunicação novo, o serviço de televisão transmitida em banda larga via internet (IPTV) está aos poucos conquistando adeptos em todo o mundo. As vantagens são muitas, poder escolher o que deseja assistir na hora em que julgar mais adequada e quantas vezes quiser e ainda interagir, dando opinião, participando de votações e inquéritos online, é com certeza, uns dos principais atrativos para aqueles que aderiram a esta nova forma de ver TV. No entanto, como todo meio de comunicação que está em fase de evolução, este também, enfrenta desafios.
Para uma boa parcela da sociedade poder ver TV via internet é algo ainda um pouco distante, devido aos altos custos com equipamentos. Para assistir a programação com o mínimo de qualidade é preciso investir um pouco na configuração do computador, principalmente no que diz respeito à memória, placa de vídeo, processador e conexão com a internet, já que a quantidade de megabytes consumidos durante as transmissões de programas e para fazer downloads e uploads é consideravelmente elevada, além do que, a veiculação de programações muito pesadas ou em alta resolução é lenta e sobrecarrega a rede. Fábio R. Machado Jordão diz, “Para poder utilizar a IPTV será necessário uma conexão banda larga de alta velocidade”. Por tanto, não tem como pensar em TV via internet sem pensar na questão da "largura de banda", uma vez que, para acessar os conteúdos é preciso estar online.
John Fuller resalta em seu artigo “a TV via Internet é relativamente nova. Existem diversas formas de obtê-la, e a qualidade, o conteúdo e os custos podem variar muito”. Não podemos comparar a qualidade da disponibilização de imagem e áudio dos aparelhos de TV convencionais, que são transmitidos em trinta quadros por segundo, com os oferecidos pela TV via internet na qual a imagem é transmitida em 10 ou 15 quadros por segundo, em tela reduzida, com baixa resolução na imagem e tendo somente o áudio em tempo real.
Mas, em pouco tempo essa realidade pode mudar, a qualidade apesar de ainda fraca, têm crescido através de investimentos, e espera-se em breve alcançar os mesmos níveis da TV convencional. Além do que, as vantagens oferecidas por esse novo meio de comunicação supera as desvantagens e os programas feitos para serem transmitidos pela internet começam a ganhar cada vez mais espaço e um público cada vez mais exigente.

Nenhum comentário: