segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Jornalistas cidadãos?

Será o fim dos jornalistas?

O lançamento de um espaço na Internet de “jornalismo dos cidadãos” virou debate entre docentes e investigadores nos Estados Unidos. O site, neaju.com, levou os responsáveis pela criação a uma troca de e-mails com várias escolas de jornalismo no país americano.

Jeremy Littau, estudante de doutarado na Universidade do Missouri, aproveitou a troca de mensagens virtuais para começar um debate sobre o que é o verdadeiro jornalismo dos cidadãos. Littau
questionou a Vadim Gorelik, repórter da Neaju, o que é jornalismo, notícia e se quem escreve no espaço é jornalista ou cidadãos apenas tentando exercer a profissão. Segundo Gorelik, o problema com o jornalismo é claro; os blogs são chamados de editoriais e se assemelham bastante com os jornais.

De fato, o momento para o jornalismo é crítico. Há tendências que antecipam o fim do jornalismo decorrente da ascendência e da credibilidade dos sites noticiosos. Outros dizem que o jornalismo deve se enquadrar no maior e mais rigoroso profissionalismo. Qual é ou qual será o destino dos jornalistas não sabemos. Torcemos para que o desaparecimento do bom jornalismo possa ser evitado.

Via: Atrium

Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante e oportuna a discussão sobre as fontes eletrônicas de notícias, sua credibilidade e como elas podem contribuir para o amadurecimento da profissão de jornalista.