sábado, 23 de fevereiro de 2008

Wikileaks aposta na "fuga de informações"

Logo do Wikileaks sugere o tempo como o senhor das "coisas"

O Wikileaks, ferramenta aberta semelhante ao Wikipédia surge com uma proposta no mínimo polêmica e o desejo de que isso repercuta está visível na intenção dos criadores:

"Nós ambicionamos o máximo impacto político; isto significa que o nosso interface é idêntico ao da Wikipédia e acessível a qualquer pessoa, mesmo pelas que não possuem elevados conhecimentos informáticos."
A proposta é uma "versão não censurada do Wikipédia visando a divulgação e análise de documentos em grande escala cuja fonte não poderá ser rastreável", de regimes opressores no mundo todo, mas deixa em aberto que outros também denunciem práticas antiéticas de governos e corporações. O Wikileaks diz ter recebido cerca de 1,2 milhões de documentos até o momento.

Recorrendo a tecnologia de criptografia, o Wikileaks permite a proteção e o anonimato das fontes. Na visão dos administradores deste espaço, a prioridade é a "fuga de informação" eticamente corretas, que historicamente "alterou o curso da história para melhor", motivo pelo qual apostam que isso ocorra no presente e permita projetar "um futuro melhor".

O teor jornalístico soa forte nestes ambientes, mas por certo também o denuncismo, fenômeno que por vezes disfarça interesses excusos. Os criadores no entanto parecem estar seguros quanto à veracidade dos dados, haja vista o tipo de checagem e cruzamento de dados, que pode fazer inveja a muitas empresas de comunicação. Indubitavelmente, no Wikileaks poder-se-á, daqui para a frente, observar relatos, documentos e histórias que a mídia tradicional não se interessa —pelo impacto e retaliações—, bem como dificilmente teria condições de oferecer. Este, associado às outras ferramentas da rede, merece ser acompanhada de perto.
O Wikileaks já realizou todos os testes possíveis de funcionamento, mecanismo semelhante ao do Wikipédia, mas sem um vínculo com a mesma. Sem uma data de início definitiva, oferece para análise um documento da Somália, o “Inside Somalia and the Union of Islamic Courts” . A associação com o jornalismo é dada na página inicial, cuja frase da Time Magazine sintetiza:
... could become as important a journalistic tool
as the Freedom of Information Act.

— Time Magazine


Via: MyWeb.Yahoo [bookmarks]

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Muito produtivo um espaço assim,como o Wikileaks, já que a imprensa realmente não publica notícias que envolvam alguns políticos, principalmente aqueles que teem possibilidade de serem eleitos nos Governos.
Apesar de eu ter enviado vários releases, minha história não foi publicada. Então, resolvi colocar no You tube. Gostaria que vocês repassassem para o máximo de pessoas.

A mentira do PT que a imprensa não divulgou
http://www.youtube.com/watch?v=DvIGaaFaceQ

Município de Porto Alegre/RS comprou prédio penhorado
http://www.youtube.com/watch?v=RMeq7lWm8Wo

Filha do Brasil, lesada, aguarda por Justiça
http://www.youtube.com/watch?v=kcqAaG0Y34I

Vereadores: Direitos Humanos não fez Direito
http://www.youtube.com/watch?v=4vnd5qFRp_4

Grande Golpe causa dano à Filha do Brasil_0001.wmv
http://www.youtube.com/watch?v=4_5-QJm2BNI

Leni Beatriz Schmitz

Anônimo disse...

Vejam, também, os seguintes endereços:

http://golpadademestre.blogspot.com/
http://eutambemacreditoemlobisomem.blogspot.com/

http://www.facebook.com/lenibeatriz