terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Wikia Search: busca e voluntariado











Wales (esq.), que criou o Wikipedia, que gerou o Search Wikia (acima), que permite editar o conhecimento e o ranquing, que ...


William Araújo

A web só faz sentido com a possibilidade de buscar conhecimento. Mas parece que o criador do Wikipedia, Jimmy Wales associou isso à construção de conhecimento por meio daqueles que fazem uso destas ferramentas. Com o lançamento do Wikia Search, que nasce com cerca de 100 milhões de páginas para serem pesquisadas, Wales aposta no código aberto —que não deve ser confundido com certos softwares gratuitos—e no conhecimento gerado por especialistas voluntários que além de agregar valores e ranqueamentos podem editar materiais, tal como ocorre no Wikipedia.

A ameaça que esta ferramenta pode oferecer para o Google parece ser bastante relativa, pois o próprio fundador diz que o Search Wikia configura mais um “plano de construção de um sistema de buscas e não um concorrente do Google”.

Neste sentido, merece atenção para a prioridade oferecida à língua inglesa. Um cuidado que certamente está pautado pelo gerenciamento do buscador certamente é quanto à possibilidade de algum desavisado querer tirar proveito, por exemplo, remetendo spams. Uma vez identificado tal infração, o cadastrado será retirado da comunidade de voluntários. Curiosamente, o visual da página de busca é tão simples quanto à do Google, mas quando traz os dados evidencia no lado direito da tela o público que já está colaborando —people matching.

Via: IDGNow

Nenhum comentário: