segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Megabytes da fama

Acesso do documentário "Celebridades..", de Fagundes, via Xpock

William Araújo

Merece destaque a materia publicada pelo caderno Link do Estadão, intitulada “A busca pelos 15 megabytes de fama”, um trocadilho interessante sobre os 15 minutos de fama forjados pela mídia televisiva. Mais interessante é que a mesma trata de um trabalho de TCC de um estudante recém formando de jornalismo, Frederico Fagundes, blogueiro do jacaré banguela, que resolveu responder algumas perguntas sobre como aparecem e quem são as celebridades da web.

As respostas exigiram uma trajetória física pelo Brasil em busca de especialistas e das celebridades, dentre elas a nutricionista Ruth Lemos —a garota sanduíche—, o estudante Guilherme Zaiden —Confissões de um emo—, e o apresentador Givanildo Siqueira, que revelou Jeremias José, o bêbado que prometeu matar mil pessoas. Segundo Fagundes, Jeremias não pode falar, pois quem usar sua imagem pode ser processado. Tudo isso foi transformado em uma documentário de 30 minutos, denominado “Célebres Anônimos- a virtualidade da fama na cibercultura”, que já está disponível na web por meio do link da XPock , já que o da matéria do Estadão —permitida apenas para assinantes—não surte efeito.

O trabalho de Fagundes, além de abordar uma questão atual pouco pesquisada, sugere explorações quanto ao que diz Felipe Pena na matéria de Gustavo Miller, ou seja, de que este assunto está sendo levado para as salas de aula e ele mesmo está providenciando um estudo sobre o imaginário das pessoas em relação à tecnologia, repercutindo na sociabilidade e na identidade das mesmas.

----------------

Fontes: Caderno Link de O Estado de S. Paulo, e XPock

Nenhum comentário: