Via: Webinsider
As obras cinematográficas que caem em domínio público (após 30 anos de copyright) tem sido bem vindas no ambiente web, demonstrando que efetivamente a rede será o núcleo da memória das sociedades, desde que os computadores preservam tais dados. Reportagem de Paulo Rebelo para o Webinsider traz os principais endereços eletrônicos que já estão disponibilizando filmes clássicos, como Fantasma da Ópera, de 1925, ou as aventuras de Flash Gordon.
Além disso é possível fazer downloads, permitindo assim que os mais aficcionados construam ou completem suas coleções. Proposta como esta pode certamente estimular jovens produtores a transformar trechos destas obras em releituras possíveis de serem aceitas em concursos como os do Refest, que tem categoria específica para produções deste gênero.
Os filmes e o acesso pode ser feitos nos endereços Veoh e da Emol. Rebelo lembra que para os que utilizam DVD, iPod, e Playstation Portátil, podem recorrer a um protocolo/software Bittorrent, da Public Domain para os respectivos downloads.
Nenhum comentário:
Postar um comentário