terça-feira, 15 de junho de 2010

A caminhada do jornalista de internet

É preciso que o jornalismo crie uma identidade com o universo online



Mesmo com toda a grandeza da internet e os incalculáveis avanços da tecnologia, o ciberespaço ainda é um ambiente novo para o jornalismo. Sites jornalísticos, redes sociais, ferramentas, posicionamento, interatividade e outras tantas peculiaridades da web só começaram a ser amplamente estudadas há cerca de dez anos, o que é bastante recente para a análise de uma nova ciência.
Neste meio em que as mudanças e transformações acontecem em alta velocidade e, muitas vezes, de forma desordenada, o “Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet” é uma aposta para tentar delinear a atuação dos jornalistas na web. Escrito por Marcos Palácios e Beatriz Ribas, ambos pesquisadores sobre o segmento, o manual é como uma cartilha que ensina os primeiros passos sobre um dever. Neste caso, o dever do jornalista de se adaptar e entender o jornalismo na internet.
Para tornar o aprendizado dinâmico e contextualizado o livro foi disponibilizado gratuitamente, na íntegra, pela internet. Todo o material apresentado é discutido junto à propostas de exercícios, que visam levar o jornalista a prática e a reflexão do conceito. O manual é dividido em três partes, de modo a formar um caminho para o jornalista trilhar na web.


Ferramentas
As ferramentas citadas pelos autores ajudam não somente o jornalista, mas todo cidadão que deseja usar a internet como espaço de discussões e informação. Em treze exercícios os autores identificam como diagnosticar materiais de seu interesse e criar e reproduzir peças jornalísticas (edição de vídeos, slideshow, gráficos, mapas, site,entre outros).
Nesta primeira parte a lição básica é saber como controlar as publicações cibernéticas a nossa dispor. Por isso, o livro propõe vários mecanismos para que o internauta possa realizar uma espécie de Raio-X das atividades que lhe são pertinentes. O sistema GOOGLE ainda lidera na disponibilidade dessas ferramentas. Muito mais do que o maior site de busca do mundo, através de uma conta no GOOGLE o usuário pode ter acesso a diversos serviços. Ao aderir ao GOOGLE READER, por exemplo, o internauta pode ter fácil acesso as atualizações de seus blogs favoritos. Como a blogosfera está em latente expansão é necessário objetividade ao selecionar a leitura, e através do suporte do GOOGLE READER o usuário consegue isso.
Já para quem possui um blog, uma ferramenta essencial é o GOOGLE ANALYTICS. O serviço é usado para medir o alcance do seu blog. Através desse sistema, o usuário consegue detectar a quantidade de visitas em seu blog, como outros internautas chegaram até o domínio e, até mesmo, quanto tempo as pessoas permanecem em seu blog. Estes recursos são muito utilizados por grandes sites e portais, e custa caro, mas com o GOOGLE ANALYTICS você consegue esses dados sem custos.
Para encerrar o capítulo, os autores ensinam formas de editar fotos e vídeos sem a necessidade de programas de edição, utilizando apenas sites como PICNIK.

Características
Se tem uma coisa clara na era da internet, são as suas características: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, personalização de conteúdo, memória e atualização contínua. Porém, essas ainda não estão totalmente dispostas no jornalismo de internet. É difícil um site conter todos os elementos peculiares da web. Até mesmo os autores do livro se confundem em algumas especificações. Iniciam o capítulo dizendo que a web, ao contrário de todos os outros meios não possui limite técnico, o único limite é a capacidade humana em gerar e produzir conteúdo.Já no capítulo que descrevem exclusivamente sobre memória, afirmam que a web possui um espaço praticamente ilimitado.
Contradições à parte, a verdade é que o novo caminho para o jornalismo na internet será marcado pela interatividade e pela hipertextualidade. Discursos fragmentados e interligados a diversas outras informações traduzem a dinâmica da web.
E nem só de jornalistas é feito o jornalismo na internet. O jornalismo cidadão, espaço que os internautas tem de mandar fotos e textos sobre algo que presenciaram cresce com força total. Os maiores portais do país já aderiram a técnica.

Prática na web
Ao chegar ao último capítulo do livro, se o jornalista realizou os exercícios propostos, já tem significativo domínio sobre o jornalismo de internet. Na abordagem final do livro, mesmo diante da apresentação de algumas técnicas, o conteúdo leva o leitor à reflexão. Assuntos como a criação de títulos jornalísticos, captura de fontes, encontro de pessoas são alguns dos assuntos já pertinentes ao universo do jornalista e que não deixaram de existir na internet, porém, de novas maneiras. Exemplo disso é o site DEAD OR ALIVE, fácil método de saber se uma pessoa está viva ou morta.
O que é importante frisar é que a tecnológica no jornalismo não é uma ruptura dos padrões jornalísticos utilizados até aqui. O jornalismo de internet é uma continuidade do processo jornalístico, uma vez que muitos das tradicionais técnicas continuam a serem utilizadas como apuração, escrita, grandes reportagens, ilustrações gráficas, etc. O entendimento geral é que o jornalista da atual geração precisa ser um profissional multimídia, interagir e dialogar com o público por meio de diferentes programas, softwares, mentalidades e disposições.

3 comentários:

Isabela Pimentel disse...

Adorei o blog!Parabens pelo trabalho!
Abraço,
isabeala
http://hojeempauta1.blogspot.com

webjorsuperacao disse...

Olá Isabela! Grato por visitarnos. Na realidade este ambiente foi criado na esteira do Gjol da UFBA, e nós utilizamos intensamente com alunos universitários.
São vários os que colaboram mas o pessoal tem estado muito ocupado.
Outro aspecto que explica essa desaceleraçaõ: as experiências em outras tendências, como o microblog Twitter, vinculação com o Face etc.
Estamos revendo o Jornalismo e a crise pela qual passa, mas sabemos que ele não morre! Apenas adapta-se

Sidney Gaga disse...

olá samira
gata a gente infelizmente não pode postar links aqui pq o blogger ou outro policiamento nos obriga a retirar, mas ó, me adiciona no msn rude.law@hotmail.com que eu lhe passo tah? abraço obrigado pela companhia

http://www.dizquemedisse.blogspot.com