segunda-feira, 7 de julho de 2008

Imagens que mentem

Foto adulterada, em que poça d'água virou rio de sangue.
Para complementar o post abaixo e reforçar o quanto é necessária atenção e ética para lidar com a informação, a Suíça apresenta, através de uma exposição, um exemplo histórico de como uma informação adicional ou manipulada pode alterar totalmente o sentido de qualquer texto.

A exposição "Imagens que Mentem" apresenta mais 300 fotografias dos últimos cem anos que passaram por processos de manipulação de imagem para transmitirem idéias distorcidas sobre os fatos. Além de um apanhado de imagens televisivas que também não ficam atrás dos meios impressos.

As imagens mais famosas são a do líder comunista Lênin, que teve seus companheiros Trotsky e Kamenev removidos de uma fotografia em que o líder bolchevique discursava e uma cena com dois soldados estadunidenses e um iraquiano - que na montagem (um simples corte na foto) transmitia a falsa idéia de que o iraquiano tinha uma arma apontada na cabeça.

Tudo originário do velho discurso da imparcialidade jornalística onde a informação veiculada é sempre tida como verdade.

2 comentários:

webjorsuperacao disse...

:: Aldrey, realmente muito boa sua postagem! Serve para lembra os incautos sobre o fato de o jornalismo ser importante não enquanto apenas técnica, mas também como uma intervenção na realidade. Ocorre que se essa intervenção não está fundamentada no interesse da sociedade, dá nisso.
Oportuno lembrar, também o que está prestes a acontecer se deixarmos, ou seja:
"O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar o Recurso Extraordinário (RE) 511961 que, se aprovado, vai desregulamentar a profissão de jornalista, porque elimina um dos seus pilares: a obrigatoriedade do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o seu exercício. Vai tornar possível que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades jornalísticas."
Estre trecho enter aspas é parte do manifesto que circula na web, por parte da Fenaj, contra esta articulação a meu ver bastante estranha e oportuna em ano eleitoral.
@_@"
► ◄

Aldrey Riechel disse...

Acabo de ler uma notícia no site Zero Hora que mostra que a manipulação de imagem não se trata de algo antigo... infelizmente ainda é muito atual.

"Míssil extra em foto expõe farsa iraniana"
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Mundo&newsID=a2038038.xml

"O Irã ludibriou o mundo ao disponibilizar imagens dos exercícios militares realizados na quarta-feira - um míssil foi adicionado por meio de manipulação fotográfica, aparentemente para encobrir uma falha no lançamento".

E foi descoberto ontem, depois que todos os jornais do Mundo terem publicado a foto. Muito grave isso...