A websemântica visa criar mecanismos que possibilitem que a máquina entenda uma linguagem e atribuía significado a ela. "Machine-understandable Information", esta é a definição da categoria, segundo o "pai da Web", Tim Berners-Lee. O principal mecanismo da websemâtica é o XML que possibilita descrever semanticamente os dados. Isso ajuda a localiar melhor os fatos de interesse jornalístico.
Existem duas maneiras de abordagem diferente para a websemântica, a Bottom up, que tem como objetivo indexar tags, o que criar grandes complicações pelo excesso de texto a passarem pelo processo e a Top down, que também não é uma alternativa viável por sofrer com o mesmo problema. Podemos citar como estudiosos da ferramente como Alex Iskold.
O processo para criação do XML, principal ferramenta da websemântica ainda é muito complexo. Para montar o banco de dados de conversação todos os participantes da plataforma precisam estar em harmonia, pois senão o sistema não entra em pleno funcionamento. Os estudos da websemântica ajudaram a conseguir informações e forma mais rápida e precisa, diminuindo o tempo de pesquisa e economizando tempo.
A tendência é que a websemântica seja usada por empresas para montar bancos de dados e dar um novo formato e visual aos programas de busca. A melhora na indexação de informações na web, são outros benefícios previstos. No entanto a agilidade e precisão dos dados obtidos são é o principal beneficio da tecnologia, como ressaltou Berners-Lee, James Hendler, Ora Lassila e Rubens Queiroz.
Fontes pesquisadas:
http://www.comciencia.br/reportagens/internet/net08.htm
http://www.inovacaoenegocios.com/2008/08/web-semntica-10-exemplos-para-entender.html
http://www.w3.org/DesignIssues/Semantic
http://www.linux.ime.usp.br/~cef/mac499-04/monografias/fbdo/node8.html
Um comentário:
Luana, e tem jornalista utilizando estes recursos? Há alguns anos o Google começou a acionar a indexação no uso do e-mail, assim como grandes livrarias adotaram para vincular e sugerir produtos. Mas no campo do conhecimento expansivo ainda não vi muita "coisa".
willweb
Postar um comentário