A narrativa literária costuma se apresentar em forma de prosa, mas pode ser também em versos (Epopéia, Romanceiros). Se tivermos de definir o texto narrativo de forma sucinta, citando Carlos Reis, por exemplo, diremos que o texto narrativo é um processo de exteriorização, uma atitude objetiva e baseada na sucessividade. Apesar de aparecer comumente em prosa, a narração pode existir em versos. São verdadeiras narrativas em versos, com ação, personagens, sucessão, integração e significação.
Com esta prática de fazer jornalismo com o menor número de palavras possível, percebemos que nos dias atuais a informação tem que ser filtrada por várias e várias vezes, para que, os leitores em geral tenham a informação rápida e objetiva. Claro que não é a mesma coisa de se pegar um jornal e ler a reportagem completa, porém, com o tempo cada vez mais curto entre uma notícia e outra, está é a forma adotada muitas vezes por jornais, revistas, e principalmente sites.
Analisando este termo, tenho a impressão de que este tipo de texto será cada vez mais utilizado pela imprensa em geral. O mundo globalizado faz com que todos saibam o que está acontecendo agora, já, em cada região do planeta. Principalmente na web onde as micronarrativas são usadas já a algum tempo, vejo que o fluxo de notícias fará com que seja imprescindível a arte de cortar palavras.
Fontes pesquisadas:
www.minguante.com/?faq=g2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_narrativo http://pt.wikipedia.org/wiki/Narratologia http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1838&titulo=Micronarrativa_e_pornografia
Um comentário:
Gostei da abordagem! Vc disse que os jornalistas estão utilizando? O Twitter foio cogitado para isso, e ajuda muito, mas as empresas já aderiram a este modelo!?
Willweb
Postar um comentário