terça-feira, 5 de abril de 2011

Novas narrativas modificam Jornalismo

O computador é uma das ferramentes mais usadas nas novas narrativas


As novas narrativas, segundo Alexander e Levine, são caracterizadas por histórias abertas que podem ser hiperlinkadas, interativas e compartilhadas. Um simples acontecimento quando é jogado na Internet, além de ser passado adiante, gera muitos comentários.

Com o avanço da tecnologia, a maior parte dos meios de comunicação está investindo nas novas narrativas. Segundo Mielniczuk, o modelo impresso está cada vez mais de adequando a Web. Isso porque fóruns de discussões podem ser criados, o leitor pode de comunicar diretamente com o meio de comunicação que preferir. Por isso, as empresas jornalísticas têm investido e disponibilizado mais recursos: acesso em tempo real os principais acontecimentos do dia, troca de opiniões nas redes sociais – Twitter, Facebook, Orkut e Blog.

Por causa das novas narrativas, um novo tipo de linguagem também é criado. Abandona-se a estrutura linear e passa a contar com a opinião de outras pessoas. Recebe formato mais leve e não tão formal quanto a mídia impressa. E além do mais, graças a tecnologia, o acesso pode acontecer de qualquer lugar – Ipad, celular, notebook, entre outros.

As tecnologias de última geração têm ajudado bastante as pessoas se manterem informadas. Mas nem todo mundo pode contar esse benefício. E mesmo podendo se manter informado o dia todo, a mídia impressa continua sendo a mais aprofundada de todas.  

Fontes pesquisadas:



Nenhum comentário: