segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jornalismo dentro da Web Invisível


Como descobrir o que não é visível?

A web invisível (Invisible Web, Deep Web) é o conteúdo dentro da web que não são localizados pelos motores de busca (google, yahoo, bing etc), e só é possível a acessibilidade se o usuário souber, efetivamente, o endereço do site sem a necessidade de pesquisar. Esse tipo de conteúdo na web tem uma ligação direta com o jornalismo, visando que a dificuldade de obtenção de informação é diretamente proporcional a facilidade de termos algo novo em mãos onde a probabilidade de outros jornalistas conhecerem é mínima.

Segundo H. Coelho criador e escritor do blog Desbravar o Mundo que fala a respeito de fontes de informação, o que encontramos em toda a web é apenas uma pequena parte do que, hoje em dia, a internet é capaz de proporcionar. Coelho relembra ainda do estudo realizado por Bergman no ano de 2001 que já indicava que a web invisível cresceria, pois os conteúdos que integram os sites que não são indicados pelos motores de busca são todos sob critérios prévios de avaliação e sua qualidade incrivelmente superior aos demais.

A vantagem desse mecanismo se confunde e até difunde com a desvantagem, uma vez que as opiniões e interesses dos usuários são diversificadas. De fato, para curiosos e usuários habituais da internet, esse mecanismo é definitivamente uma furada visando que eles têm dificuldade de encontrarem específicos conteúdos, porém, por outro lado, esse tipo de navegação é algo inovador e que supre interesses ocultos, por exemplo, informações não confirmadas ou até mesmo aquelas as quais envolvem assuntos delicados e que não convém a toda uma sociedade.

É verdade que o gigante buscador Google já vem, há um bom tempo, catalogando todos os diretórios dessa web oculta. A intenção não é desrespeitar os sites encontrados e/ou publicar o que foi colocado na web sem essa propriedade, mas de acordo com o site The Register, dois programadores da Google trabalham na exploração do HTML na web para encontrar endereços invisíveis e caso o conteúdo encontrado não seja indexado na rede e incluí-los no mecanismo de busca. O que nos leva a crer que haverá uma hora em que o acesso invisível se tornará superfície.

Fontes Pesquisadas

http://imasters.com.br/noticia/8656/tecnologia/google-esta-catalogando-web-invisivel

http://desbravar-a-web.blogspot.com/2009/07/web-invisivel.html

http://users.skynet.be/penso.logo.encontro/curso/07_web_invisivel.htm

http://noticias.uol.com.br/mundodigital/ultimas/2003/11/07/ult8u762.jhtm

Nenhum comentário: