Todos os seus arquivos em um só lugar. Via: hostlocation
Rodrigo BaroneCloud computing, ou ‘web nas nuvem’ é uma expressão cada vez mais difundida entre os usuários de computador, uma vez que empresas de peso como Amazon e IBM já chegaram a anunciar planos e investimentos nesta área.
Para o jornalista, a ferramenta pode ser muito útil, pois o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na web nas nuvem. Além de que, o trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo lugar.
A empresa IBM Smart Professional, que capacita estudantes e profissionais de tecnologia de informação (TI), trouxe no ano passado para o Brasil, o especialista em Cloud Computing, Raul Chong para uma série de apresentações. Segundo o especialista, grandes corporações já perceberam a praticidade de usar a ferramenta. “Muitas empresas estão apostando neste
conceito para criarem suas próprias nuvens na web, pagando um aluguel pela mesma, como é o caso da IBM, Amazon, Intel, Dell, HP, Google, Yahoo, Microsoft, entre outras. Com esta ferramenta não é mais preciso se prender a algum software, nem ao seu computador pessoal, basta ter acesso a internet”, explica Chong.
Porém, segundo o diretor da consultoria Thinkstrategies, Jeff Kaplan, por conta da cloud computing, as empresas exigirão novas habilidades e treinamentos dos técnicos em TI. "Os profissionais terão de se preocupar com gestão de fornecedores para avaliar os serviços corretamente, selecionar, monitorar, gerenciar e contratar as empresas de cloud computing”, pontuou o analista.
No entanto, não há treinamento em cloud computing que resolva se houver falta de conexão a internet no local e esta é uma das desvantagens da ferramenta. No caso do usuário precisar de algum dado num determinado momento em que não haja conexão, o cloud computing não poderá ser acessado.
Apesar de alguns problemas, a ferramenta é uma tendência que vem se disseminando aos poucos no mundo web, atingindo tanto os usuários domésticos quanto as empresas que necessitam de uma boa infra-estrutura para manter seus serviços disponíveis sem gastar muito.
Alguns estudiosos já chegaram a dizer que no futuro, ninguém precisará instalar nenhum tipo de software em seu computador, seja para editar textos, assistir vídeos, ou até mesmo editar imagens, pois tudo estará disponível na cloud computing.
-----
Fontes de pesquisa:www.acinformaticamt.com.br
www.bradonetworks.com.br
portal.riosoft.com.br
http://www.hostlocation.com.br
http://idgnow.uol.com.br
http://www.tecmundo.com.br/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm
Um comentário:
Barone, fiquei curioso em saber quais jornalistas estão utilizando a tal Cloud.
Postar um comentário