A mobilidade das tecnologias no ciberespaço
A tecnologia de comunicação está provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida e colaborando para uma modificação do espaço urbano. O telefone, o computador a televisão digital vieram agregar para uma crescente expansão do capitalismo, que visa essencialmente o lucro e com isso, agiliza a difusão das tecnologias atingindo um maior número de pessoas consumidoras, ajudando na ampliação do mercado tornando-as mais acessíveis a todos. As novas tecnologias permitem a distribuição de informações “just in time” com pequenos toques.
Segundo Andre Lemos “as mídias locativas permitem que informações sobre
uma determinada localidade sejam visualizadas em um dispositivo móvel,
“aumentando” a informação.” Dá-se o nome a esse tipo de hiperlinkagem de Mobile Augmented. As novas formas de relacionar-se com o mundo e as novas funções adicionadas ao celular, por exemplo, o tornam um computador pessoal “invisível”- “A medida que o celular se torna um PC onipresente, a internet deixa de ser uma rede para se tornar um mapa”. O celular nos dá uma mobilidade inimaginável. Uma pessoa pode ser localizada se quiser, ou pode se conectar com qualquer lugar sem precisar de um cabo ou rede por perto. A tecnologia “miniatura” permite além de maleabilidade, uma mobilidade enorme pois facilita no processo individualizado da comunicação a qualquer hora e em qualquer lugar.
O que se pode perceber então é que o cidadão está se libertando dos dispositivos eletrônicos com fios e cabos para se conectar a internet em movimento dentro do ciberespaço. Dessa forma a era da conexão e da mobilidade nos dá a idéia de que os veículos para nos comunicarmos não está mais num espaço, mas, que o espaço é interativo, ou seja, não existe apenas um ponto de conexão pois esta conexão está por todo o lugar.
Hoje a sociedade da informação está fazendo com que os computadores “desapareçam” e venham a se introduzir, em todo objeto a nossa volta gerando a computação ubíqua. Entretanto o que estamos vivenciando são as novas maneiras de uso do espaço urbano comunicacional através do deslocamento de dispositivos digitais e processos de comunicação por redes sem fio. È o que o celular faz atualmente, fornecendo informações encontradas na web sobre os locais desejados.
Um comentário:
Katia, bem oportuno seu texto!
Parabéns
wpa
Postar um comentário