terça-feira, 19 de maio de 2009

A Notícia da era Digital: o Jornalismo Online

A notícia sendo digitalizada para navegar no mundo virtual


A necessidade de informações,cada vez mais rápida, fez com que o jornalismo tradicional se adaptasse a tanta tecnologia do mundo globalizado. A internet transformou-se em um meio de comunicação poderoso, ganhando tanta importância quanto a televisão e o rádio.
O novo jornalista precisa imergir no ciberespaço e buscar inovações para tornar-se um profissional atualizado.
Estudos feitos com internautas sobre o porque o jornalismo online vem conquistando tantos adeptos aponta que a instantaneidade da notícia é o que mais caracteriza o webjornalismo, a interatividade disperta a atenção dos leitores e a possibilidade de arquivamento das informações , se destaca pela facilidade de pesquisa do conteúdo.
Muitos nomes conhecidos do jornalismo como o jornalista e escritor Gay Talese que critica a Internet e duvida das informações que nela reside. Em 2000, quando uma jornalista o entrevistou para o Último Segundo, do iG<http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/al201220007.htm>, Talese reclamou da falta de credibilidade nas informações que chegam pela rede. Na época, o destaque do noticiário era os erros da cobertura das eleições americanas que levaram George W. Bush à Casa Branca.
Adeptos ou não, é preciso perceber e reconhecer ,que notícia também precisa evoluir e acompanhar as tecnologias, já que a internet é um importante meio de comunicação, muitos ainda referem-se a ela como o quarto poder, capaz de influenciar, informar e formar opiniões

2 comentários:

Samira Hidalgo disse...

Os meios de comunicação digitais devem ser ainda mais precavicados quando o assunto é 'notícia publicada erroneamente', pois trata-se de um erro publicado para o mundo todo!

Heloisa Ikeda disse...

Pois é... não dá pra negar o poder, cada vez maior, de influência da internet em nossas vidas. Consequentemente o webjornalismo também vai ganhando espaço.
Quanto a afirmação do Talese, eu concordo que parte das informações públicadas na rede não são muito confiáveis. Porém, acredito que assim como os outros meios de comunicação a web está ganhando credibilidade aos poucos, conforme alguns sites vão cosquistando a confiança dos internautas. O webjor ainda tem muito o que evoluir, e isso só vai acontecer cometendo-se muito erros ;)