Touch é sinônimo de interatividade
Como se não bastasse à função de informar, hoje, para prender a atenção do público contamos com mais um formato do jornalismo. O Jornalismo Interativo.São diversas as possibilidades de um leitor que deseja colaborar com a elaboração de seu jornal on-line, ou mesmo de um flagrante em vídeo ou fotografia.
Falando de jornalismo digital as possibilidades são ainda maiores, já que os sites de informação são atualizados com maior freqüência em relação á outros veículos midiáticos.
Segundo Vittadini, “a interatividade é uma peculiaridade de alguns tipos de sistemas informáticos que permitem ações recíprocas de modo á dialogar com outros usuários em tempo real”.
Para Lévy “a interatividade assinala muito mais um problema, a necessidade de um novo trabalho de observação, de concepção e de avaliação dos modos de comunicação do que uma característica simples e unívoca atribuível a um sistema específico”
Se analisarmos a opinião de Vittadini podemos notar a reciprocidade entre o emissor e o receptor, que no caso do jornalismo interativo, acontece quando o material do internauta é publicado no site.
Então, a interatividade no web jornalismo pode ser muito bem empregada, desde que, tenha à atenção e o cuidado que mereça, tendo suas fontes devidamente apuradas.
Um comentário:
Acredito que o internauta sinta-se mais interessado em determinadas noticias quando o mesmo te a possibilidade de interagir com elas. Ou seja, dar a sua opinião ou até mesmo acrescentar ou modificar coisas. Mas claro que isso deve ser feito de forma coerente e ordenada se não a coisa vira festa... rs
bjs ;)
Postar um comentário