terça-feira, 13 de abril de 2010

Web invisível e seus novos desafios

Web invisivel: Google prepara ferramenta para facilitar acesso
Camila Beranger e Bruno Naure
Segundo o artigo Invisível, Oculta ou Profunda?-A Web que poucas ferramentas enxergam de José Paulo de Araújo, o termo invisível traz a conotação de que algo pode estar completamente inacessível, mas, nem toda a informação na Web está de fato fora do alcance. Basta que saibamos qual ferramenta usar para localizá-la. Na opinião de Araújo, melhor seria, portanto, dizer que existe uma significativa parte da Web que está oculta para os motores de busca mais populares.
José explica que existe de fato uma Web que poderia ser chamada de Invisível. Ela é composta principalmente de bancos de dados, os quais o acesso é permitido apenas o pagamento e/ou inscrição. Por serem guardados em diretórios protegidos por senha, eles se encontram fora do alcance dos motores de busca.
Nos últimos anos o Google vem investindo na pesquisa de ferramentas para tornar a web invisível mais acessível para seus usuários, o googlebot, o sistema desenvolvido pela empresa Americana usa um novo tipo de armazenamento de dados diferentes das ferramentas de busca comuns.
No ano 2000 estimava-se que o espaço ocupado pela web invisível era de 7.500 terabytes.
Porém, essa nova tecnologia deve durar apenas alguns anos, já que as empresas que utilizam a web invisível devem criar novos filtros para devolver suas páginas novamente à invisibilidade.
Não sabemos ainda se isso é bom ou ruim, se por um lado o fácil acesso a web invisível facilitaria as buscas por informações diversas, por outro, traria a tona informações que não são de interesse publico no momento e podem colocar em risco a segurança em alguns casos, como por exemplo, os sistemas online de informações do exército.
Resta a dúvida de como é que essas ferramentas serão desenvolvidas e utilizadas por seus usuários e de como as empresas que utilizam a web invisível vão se proteger contra o “ataque” das novas ferramentas de busca.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Curioso notar que um assunto tão candente fique tão superficial depois de um diálogo offline mantido pelos dois repórteres.
Poderiam ter efetivamente explorado a possibilidade para devassar a webinvisível.
WillWeb