segunda-feira, 16 de março de 2009

Revisão no currículo de jornalismo

Aberta consulta pública para definir as diretrizes curriculares do curso de jornalismo


Uma comissão de especialistas da Secretaria de Educação Superior irá receber até o dia 30 de março sugestões para a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de jornalismo. A comissão é presidida pelo professor José Marques de Melo e pretende receber opiniões de segmentos ligados às universidades, ao mercado de trabalho, aos movimentos sociais, além da sociedade civil de maneira geral.

Os interessados em participar da consulta pública devem mandar um enviar para consulta.jornalismo@mec, com contribuições sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação.

A comissão também determinou a realização de três audiências públicas nos estados do Rio de Janeiro (20 de março), Pernambuco (24 de abril) e São Paulo (18 de maio).

Clique aqui e veja a nota da comissão sobre a consulta pública.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Espero que a Comissão esteja aberta a muitas mudanças, pois o jornalismo enquanto prática está agonizando em virtude de muitos aportes e novas práticas, efico apenas no open source como exemplo.
Por outro lado, os estudantes deixaram de ter a visão apaixonada e o mercado não sinaliza adequadamente o status contemporâneo desta atividade.
A tecnologia está demandando muitos fazeres e as universidades precisam oferecer aportes, seja em laboratórios, seja em parcerias e mesmo incrementos em grade horária.
Se o MEC for averiguar, verá que na maioria das faculdades deste habilitação, o que se faz é usar a carga mínima de horas para viabilizar o curso.
Colo abaixo a relação de nomes da Comissão de Especialistas, torcendo que usem de muita sabedoria: José Marques de Melo - presidente, Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco), Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Lucia Maria Araújo (Canal Futura), Luiz Gonzaga Motta (Universidade de Brasília), Manuel Carlos da Conceição Chaparro (Universidade de São Paulo), Sergio Augusto Soares Mattos (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).