Pensando no tema jornalismo open source e considerando que compartilhamos aqui de informações em um blog, podemos direcionar o foco desse tema para os blogs, afinal, por mais que muitos deles não estejam diretamente ligados às agencias de notícias ou veículos de comunicação, por diversas vezes blogs serviram de fonte para que emissoras do mundo inteiro obtivessem e divulgassem informações.
Com a inclusão digital a cada dia mais pessoas têm acesso à rede e, com isso, a disseminação de informação a respeito de diversos temas cresce exponencialmente, mas mais que isso, cresce também o interesse da grande mídia em blogs e fóruns de discussão visando pautas e até mesmo informações para serem acrescentadas em matérias.
Para exemplificar o direcionamento dado à este tema convém citar o caso de uma jovem durante uma das catástrofes mais marcantes no mundo. Em dezembro de 2004, quando uma tsunami atingiu a Ásia, não havia como repórteres de outros países chegarem ao local dos fatos devido à devastação da área, por essa razão a ferramenta para obtenção de informação mais procurada por jornalistas foi o blog de uma garota que vivenciava diariamente o drama dos cidadãos atingidos pelos reflexos da tsunami.
Apesar de não carregar o conceito da essência do open source, que consiste na procura de cidadãos comuns por mídias que abram espaço para que os mesmos publiquem suas matérias, pode-se dizer que em casos raros, como o citado, cidadãos comuns viram fontes de informação e seus materiais viram importantes ferramentas para que informações importantes sejam divulgadas em grandes veículos.
Para tanto, é de extrema importância que se valor à cada informação colocada em blogs ou mesmo temas que são postados, pois eles podem ser procurados por grandes mídias.
Um comentário:
Fernanda, a perspectiva open source que vc coloca em seu texto remete mais ao conceito de colaborador do que efetivamente o do colaborador cidadão que assina um contrato com o veículo. Um é livre, o outro assume responsabilidades mediante acordo!
Mas ajuda a mostrar algumas facetas do open, sendo este o mais aberto possível, sem intenções de remuneração.
Vou esperar sua novas postagens sobre open, mesmo porque, pelo menos no Brasil, com a queda da exigência do diploma, esta atuação tende a aumentar, ou pelo menos é o que se espera!
wpa
Postar um comentário