capa do livro de Jenkins, em português |
Lançado no exterior em 2006, e no Brasil em 2008, a obra de Henri Jenkins, Cultura da Convergência, ao que tudo indica ainda não impactou suficientemente as mentes ao ponto de gerar debates candentes, ao menos na academia. O olhar do autor, que se detém nas mudanças, é explicado pelo mestre e doutor em Cièncias Políticas, Sergio Amadeu da Silveira , evidenciando no olhar de Jenkins para o comportamento das gerações contemporâneas que vai de uma atitude mais para uma atitude passiva para outra mais participativa.
Neste sentido, destoa bastante do pensamento dos empresários que ainda pensam em ter lucro e aprisionar certas mercadorias em modelos fechados. Isso tudo tende a ser alterado pela avassaladora ação convergente, que na perspectiva de Jenkins conmeça na mente das pessoas e evolui nas relações estabelecidas dentro das comunidades.
O autor, da área sociológica, possui uma credibilidade significatica para tratar do tem, haja vista as várias obras escritas por ele ou em parceria, como Rethinking Media Change, From Barbie to Mortal Kombat, e Children's Culture Reader, entre outros.
A obra em questão resgata vários exemplos que certamente ocuparam a mídia, as idéias e o consumo de vários jovens, seus pais e colegas, a saber: The Matrix, e o fenômeno Harry Potter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário