segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As novas tecnologias de informação da Web


Os trabalhadores, os estudantes, os internautas, os navegadores em geral já tem o conhecimento de como lidar com as novas tecnologias da web e com a enorme quantidade de ferramentas de informações do dia-a-dia. Os e-mails, Orkut, Linkedin, microbloggings, Leitor de RSS, não só permitem o relacionamento de pessoas com as pessoas, mas também relacionamentos e interatividade de pessoas com as empresas, as empresas com as empresas, os funcionários com as empresas e os funcionários com os funcionários, garantindo assim melhor comunicação e informação do cotidiano.
Porém se a empresa ou a pessoa não tem o hábito de trabalhar com essas novas ferramentas de informação ou não tem uma cultura de troca de experiência, de feedbacks, e comunicação constante com as pessoas que são afeitas pela web 2.0, normalmente a tendência é que após algum tempo de uso dessas ferramentas caia no esquecimento.
É notório que as tecnologias da informação não param de evoluir. A cada dia surgem novas ferramentas que prometem revolucionar a forma de como nos relacionamos e trabalhamos. O microblogging pode exercer um papel interessante no contexto da inovação, da gestão do conhecimento e comunicação entre equipes. Por isso que os sites noticiosos tendem a incorporar essas tecnologias como os microbloggings e leitores RSS, pois além de proporcionar a melhor informação, interatividade e conhecimento, essas novas ferramentas permitem que o usuário defina claramente que informações querem receber. Ele pode escolher as pessoas e tags que quer seguir bem como dos grupos que deseja participar, além de optar se quer ou não receber resumos e notificações por email.
Os sites noticiosos, no entanto se utilizar esse tipo de tecnologia para transmitir as notícias, pode garantir maior credibilidade e confiança dos navegadores e dos leitores que procuram agilidade de informação e conhecimento do dia-a-dia, porém sempre com fontes de qualidade.