quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Experiências

A experiência de um aluno na profissão

Vendo as dificuldades em ter ou arranjar um estágio no meio de comunicação, ainda mais em uma cidade onde todos se conhecem, e sempre há aquele "QI" (quem indica) básico que acontece, nos meios mais tórridos da mais suja, corrupta, extravagante e ás vezes incoerente e tudo feito por baixo de panos quentes, uma estudante de comunicação social, habilitada em jornalismo, sonhava em ter seu estágio em algum lugar legal para começar a ter sua vida de estudante-trabalhadora-estagiária.

Tudo começou quando Maria Cecília, no ano de 2007 finalmente conseguiu um estágio. Ela ficou muito contente com tudo aquilo. O lugar do estágio era uma emissora de televisão a cabo que se instalou na cidade de Jacareí no mesmo ano. Ela foi uma das primeiras funcionárias da televisão. Viu tudo crescer. O tempo foi passando, mas ela não tinha tanta experiência assim que possam dizer - Nossa, como ela sabe mesmo das coisas. Maria Cecília estava só no segundo ano do curso, estava aprendendo como esse mundo de tanta informação e regras básicas é regido. A cada dia que passava, ela aprendia mais e mais, e isso a entusiasmava a colocar tudo isso em prática, tanto na vida, como no trabalho e principalmente na faculdade. Mas algo a deixava inquieta.

Até que um dia, Maria Cecília, não estava mais conseguindo conciliar trabalhos academicos com o trabalho no estágio. Ela realmente pediu pra sair. A vida de telejornalismo não era o seu foco, muito menos a sua "praia".

Mas a vida nos prega peças.
Agora um acontecido recente. Terça feira, na aula do professor Nivaldo Marangoni, precisava gravar o Tele UMC. Um telejornal feito pelos próprios alunos do 6º período de jornalismo. Maria Cecília já havia feito sua nota, pediu encarecidamente ao professor que não pedisse a ela que fizesse matérias em que era preciso sua imagem. Ela não se sente bem em frente a uma câmera. E ainda por cima, ter que falar, por mais que adore falar. Mas nessa terça feira em expecífico, precisariam de dois alunos para serem os apresentadores do jornal. E quem é que foi apresentar? Justamente Maria Cecília que não gosta de aparecer em frente a câmera. Foi uma experiência sensacional. É claro que houve certos ataques de risos, mãos inquietas mechando na caneta, e um certo coração acelerado e a língua que insistia em enrolar nas palavras mais fáceis do telepropter.

O sonho de Maria Cecília realmente é trabalhar em um grande jornal de São Paulo, ou quem sabe mais pra frente correspondente de algum lugar do exterior. Mas como diz os mais velhos com seus ditados populares, eles sempre dizem " cuspiu pra cima, caiu na testa" e tem aquela também, "nunca diga nunca, você não sabe o dia de amanhã!" Foi mais ou menos isso que aconteceu com Maria Cecília, mas isso não a fez ficar abalada em achar que o telejornalismo é o seu forte. Ela ainda quer um jornal impresso, rádio ou webjornalismo. Para ela, o trabalho tem que ser dínamico, que a faça sempre querer fazer mais e mais. Que a faça sentir realmente REALIZADA!


quarta-feira, 26 de novembro de 2008

K A C

K A C














Bio Art
Transgenic works and other living pieces




Telepresence and Interactive Works
Dialogical, telepresence and biotelematic art




Telecommunications Art
Links and networks before the Web




Media Poetry and Language Art
Holopoetry, multimedia works, biopoetry




Early Works
Performance, visual poetry, mixed media




Publications (by and about E. Kac)
Papers, articles, essays and editorial projects




Biographic information
300 words, 600 words, chronology


SIX NEW BOOKS and ONE NEW DVD








Eduardo Kac
Curated by
Angel Kalenberg

Hodibis Potax
by Eduardo Kac









Life Extreme
An illustrated guide to new life
by Kac & Ronell




Art in the Biotech Age The Transgenic Art of Eduardo Kac
by Mathieu Noury



--
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
~'~'~'
@_@"♫
► ◄
::www.entreve.multiply.com
::http://inovajor.blogspot.com  
 ::www.linguagemmatriz.multiply.com
  ::http://www.faat.com.br/materia_prima
   ::http://webjorsuperacao.blogspot.com
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Google libera livros na web

predio de livros em Luanda

O Blog oficial do Google informa que a empresa fez um acordo com vários autores, editores e bibliotecas parceiras, visando permitir a usuários dos Estados Unidos milhões de obras.

Neste pacote, será possível ver milhões de textos out-of-print,livros disponíveis em bibliotecas públicas e universitárias, além de criar uma espécie de novo mercado para autores, editores e e vai criar um novo mercado para autores e editoras venderem suas obras.

De acordo com o blog, o Google pagará por isso um total de US$ 125 milhões.
-----
Via: KurzweillAI

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Exemplo de superação

Precisa legenda!?

Imagem sugerida por Alex Primo em seu Twitter representa uma metalinguagem da realidade americana, que representa a superação de várias adversidades: racismo, associação de sua imagem com o terrorismo, as diferenças étnicas, religiosidade, cor, entre outras.

Conseguir um feito desses é para poucos, motivo pelo qual a simplicidade da imagem dispensa comentários. Vencer uma maioria branca sem fazer guerra, nesta eleição americana, coloca Barack Obama como um ponto final em muitas discrepâncias americanas, inclusive na imagem, cujo "branco" predominante fortalece esse ponto negro que representa a luz de esperança para muitos.
-----
Via Twitter Alex Pimo

Saturação da era Bush sugere votar



Voto: mecanismo recomendado para superar 8 anos de Bush

Obama ganhou e ponto final. Os números, as estratégias inovadoras, as esperanças depositadas neste negro carismático de 47 são inquestionáveis. Ainda sobre isso, valeria a pena considerar o porre que muitos americanos amargavam dos oito anos do governo Bush, bem expresso neste vídeo viral.

O vídeo " Daft the vote" está no espaço de TV e vídeos criado pelo Twitter, por meio do Current.com, lugar para encontrar e compartilhar vídeos e notícias interessantes, que conecta uma rede global de televisão por cabo e satélite. Também vale a pena ver os outros virais instalados neste endereço.


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Twitter permite votar na eleição americana


Tela na qual é possível votar e doar aos candidatos americanos


A cibersfera é realmente impressionante. Aproveitando a eleição americana a empresa responsável pelo serviço lifestreaming "Twitter" criou uma página na qual é possível votar para a presidência dos EUA, bem como fazer doação, caso a pessoa tenha uma afinidade mais acentuada.

Para votar é só clicar na foto de um dos candidatos. Mas é preciso ter conta no Twitter, pois para confirmar a escolha é solicitada a ID e a senha no Twitter. À ocasião desta postagem, a página apresentava o seguinte estado: Obama 17707 votos, e McCain 3027. Quando da opção e votação —minutos depois—o índice apontava obama 17782 e McCain 3034, e depois de outros minutos em atualização da página inicial, a situação era a seguinte: Obama 18025 e McCain 3062.

Para votar, vá à página destinada a esse serviço, e para abrir uma conta vá à home do Twitter. Para acompanhar a votação, os twitters podem acompanhar as participações e declarações de voto, denominada Votereport, assim como outros serviços sobre a eleição.

Em poucos minutos, de cada 20 declarações expostas na página principal atualizada online, 18 eram a favor de de Obama e as outras duas para McCain, com poucas variações. Se estes dados reproduzirem uma realidade, Obama só perde se ocorrer uma catástrofe.

Os donos da mídia

Site realiza o mapa da comunicação social do Brasil

Realizado pelo jornalista Daniel Herz, o site "Os donos da mídia" reúne dados públicos sobre os conglomerados de comunicação brasileiros. No Brasil são 34 redes de TV, que se dividem em 1.553 de veículos ligadas às redes de TV e a seus respectivos grupos afiliados no País.

No site são organizadas diversas informações sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.

A rede Globo é sem dúvida o maior conglomerado da imprensa. Presente em todos os estados brasileiro, a Globo distribui suas informações através de um sistema que inclui outros 33 jornais, 52 rádios AM, 76 Fms, 11 Ocs, 105 emissoras de TV, 27 revistas, 17 canais e 9 operadoras de TV paga. Além disso, a penetração de sua rede de televisão é reforçada por um sistema de retransmissão que inclui 3312 RTVs.

No site é possível encontrar também os sócios da empresa de comunicação, a listagem de grupos filiados e o número de estações em cada estado. Outra opção de busca é por pessoas, o político do PMDB, Antonio Carlos Martins de Bulhões é o brasileiro com o maior número de veículos, possuí 7.

O projeto está em fase experimental, com atualizações diárias de dados e mesmo assim já possui um conteúdo impressionante e fundamental para qualquer profissional.
Para acessar o site clique aqui.

Cidadão pode votar e fiscalizar a eleição dos EUA

Negro reclama do processo eleitoral americano, na eleição de 2000

Jovem retrata votação em um estado dos EUA, em 2004

A eleição para presidente dos EUA, depois de 20 meses de intenso debate e embate entre candidatos, correligionários e os únicos partidos Republicano e Democrata, por certo não poderia cessar sem que o cidadão fosse intensamente convidado a votar, haja vista o voto ser opcional.

Em meio a várias insinuações —racismo, fraude, suspeitas de aumento de impostos, entre outos — e variáveis como crise econômica, monitoramento do Iraque, entre outros, esta eleição ganha expressividade. Mas o que chama a atenção vem do fato de o sistema de votação americano ser bastante complexo, pois além dos Estados decidirem, e do fato de haver vários sistemas e metodologias em uso, a idéia de fraude assusta muitos americanos, motivo pelo qual eles mesmos precisam estar atentos.

A partir das suspeitas de fraude ocorridas dem 2000 e 2004, o site Videothevote convida a todos os cidadãos e repórteres-cidadãos que utilizem sua câmeras para registrar o processo eleitoral, que começou bem antes da data marcada, no caso esta terça-feira, 4 de novembro.

A proposta do site tem como lastro o jornalismo cidadão, recurso que pode demonstar não só o clima da votação, as condições ou, quem sabe, alguma irregularidade. Os organizadores dizem ser "uma iniciativa para proteger direitos de voto através de um acompanhamento do processo eleitoral".

De acordo com o Videothevote, a preocupação de ve ser de todos —cidadãos, videographers amadores, ativistas, cineastas, entre outros, todos "unidos por um compromisso de reforço da democracia através da superintendência do cidadão".

O pedido e o roteiro para que este serviço dê resultado, sugere o que pode ser feito depois da inscrição de adesão: Videographers: cobrir os problemas na sua área ou sair e em seu próprio documento; Despachantes: monitoração da eleição e envio de videographers para obter as histórias; Drivers: ajudar os videographers a chegarem a seus destinos; Uploaders / suporte técnico: certificação dos vídeos on-line e obtenção de meios de comunicação social o mais rápido possível; Blogueiros: difusão dos melhores clipes.
-----
Via: Twitter de Heingold